Destaques dos Açores
11/02/2022

Uniqueijo vence galardão de Melhor Produtor Artesanal do Ano nos prémios da Revista de Vinhos

Uniqueijo vence galardão de Melhor Produtor Artesanal do Ano nos prémios da Revista de Vinhos

A Revista de Vinhos distingue a Uniqueijo, União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL, que produzem Queijo de São Jorge, como uma das melhores do ano 2021 que, de geração em geração, preserva e promove a autenticidade e qualidade de um produto artesanal único no mundo.

A Uniqueijo esteve em destaque na cerimónia da 25ª edição dos Prémios da Revista de Vinhos, onde conquistou o prestigiado galardão de melhor “Produtor Artesanal do Ano” com o icónico Queijo de São Jorge, produto feito exclusivamente na ilha de São Jorge.

Através de uma emissão especial online difundida ontem, dia 10 de fevereiro, a Revista de Vinhos anunciou a excelência e impacto do trabalho desenvolvido no vinho e na gastronomia de Portugal, ao longo do ano e em diferentes categorias. Como confirmação deste reconhecimento, a Revista de Vinhos destaca a Uniqueijo como prova viva da união e resiliência dos vários produtores de lacticínios da ilha de São Jorge que, de geração em geração, mantêm a sua dedicação e cuidado crescente com a preservação e promoção da elevada qualidade do Queijo de São Jorge, um produto totalmente artesanal único no mundo e criado com a melhor matéria-prima que só a natureza (o clima, a salinidade, a altitude, e as ervas autóctones) da Ilha de São Jorge oferece. “(…) Um produto com quase 600 anos de evolução, mantendo as caraterísticas específicas que o clima e vegetação das pastagens da ilha determinam, a par do saber artesanal no modo de fazer.”, refere a Redação da Revista de Vinhos. A eleição por parte da Revista de Vinhos, enquanto referência nas revistas de especialidade, apresenta um impacto importante pelo o apoio que é dado ao público em geral, aquando das suas escolhas no momento de decisão e de compra.

“Esta distinção é o reflexo das apostas que temos vindo a desenvolver no negócio e na valorização do queijo produzido em São Jorge. A qualidade do leite e do queijo tem aumentado significativamente, e a dedicação e resiliência dos nossos colaboradores e associados têm sido fundamentais para o crescimento económico da nossa ilha e do arquipélago dos Açores”, afirma António Aguiar, presidente da Uniqueijo. “Esta conquista, de que muito nos orgulhamos, eleva o desejo da LactAçores continuar a acrescentar valor e inovação aos produtos que são fabricados nos Açores, com o objetivo de proporcionar uma experiência inigualável a todos os consumidores”, reforça, José Carlos Serrão, diretor geral da LactAçores.

A Uniqueijo, que vence o prémio “Produtor Artesanal do Ano” (entre 4 nomeados) juntamente com a LactAçores, União de Cooperativas que comercializa o Queijo de São Jorge e outros lacticínios açorianos, propõe uma verdadeira experiência pela essência da ilha de São Jorge, onde centenas de pessoas contribuem, todos os dias, para a criação de propostas inovadoras e de qualidade superior, inspiradas na tradição e no método artesanal, que elevam e posicionam o Queijo de São Jorge a nível nacional e internacional.

Uniqueijo vence galardão de Melhor Produtor Artesanal do Ano nos prémios da Revista de Vinhos
Uniqueijo vence galardão de Melhor Produtor Artesanal do Ano nos prémios da Revista de Vinhos