A marca NOVA AÇORES PASTAGEM obteve recentemente a certificação de bem-estar “Animal Welfair®”, tornando-se assim uma das pioneiras no setor dos lacticínios da região a alcançar este reconhecimento.
Esta certificação atribuída pela CERTIS, está homologada pelo IRTA e é o resultado da implementação das melhores práticas de bem-estar animal, baseadas nos protocolos de avaliação desenvolvidos pela Welfare Quality® e AWIN®.
No decurso deste processo, as explorações são auditadas, com observação direta dos animais no sentido de assegurar o cumprimento dos quatro princípios do bem-estar animal: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado.
Para Pedro Tavares, presidente da LactAçores, “este é um marco importante para a consolidação da marca! Trata-se de mais um elemento de valorização para os nossos produtos e assim, estamos também desta forma a contribuir para a sustentabilidade de toda a fileira dos lacticínios dos Açores”.
“É um reconhecimento gratificante, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos tempos e que vai de encontro à nossa missão, a de levar os melhores alimentos até à mesa dos nossos clientes, com aposta vincada no respeito pelos valores de produção ética, responsável e sustentável, em sintonia com as exigências dos consumidores!”
O Bem-Estar Animal é uma prioridade para a LactAçores e para as suas cooperativas associadas, pelo que têm sido efetuados diversos trabalhos com as explorações, através da melhoria das pastagens, da aposta na profilaxia e nos cuidados veterinários, de forma a garantirmos sempre o máximo de conforto, saúde, boa alimentação e qualidade de vida aos nossos animais.
O Leite Nova Açores Pastagem é resultado desta estratégia, um leite de elevada qualidade, proveniente de vacas que pastam livremente pelas pastagens de São Miguel, durante 365 dias do ano, respeitando as boas práticas animais e ambientais.
A LactAçores é uma União de Cooperativas produtoras de lacticínios e integra a Unileite (S. Miguel), Uniqueijo (S. Jorge), Calf (Faial). Representa quase duas dezenas de marcas de renome nacional e marca presença em 20 países distintos. Conta atualmente com cerca de 900 produtores, emprega 600 trabalhadores, recolhe e transforma através das suas associadas, cerca de 40% do leite dos Açores.