Uniqueijo

Uniqueijo

Uniqueijo

União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge

O fabrico artesanal dos queijos na ilha de São Jorge remonta ao século XV e ao início do povoamento da ilha de São Jorge.

Ao longo dos tempos, o conhecimento de como produzir queijo foi sendo passado de geração em geração e o seu peso na vida e economia da ilha de São Jorge foi ganhando mais importância.

No início do século XIX existiam, em São Jorge mais de 84 fábricas de queijo, o que provocou alguma escassez de leite na ilha.

A União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL - UNIQUEIJO, foi criada em 1986, na freguesia de Velas, a Capital do Queijo. Foram cinco as cooperativas de produção de queijos tradicionais que se uniram:

  • Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Norte Pequeno;
  • Cooperativa Agrícola do Norte Grande (atualmente posto de leite);
  • Cooperativa Agrícola de Leitaria de Santo António;
  • Cooperativa Agrícola de Santo Amaro CRL;
  • Cooperativa Leitaria de Manadas SA
União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge
União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge

O processo de cura do queijo ainda era realizado numa câmara de frio, cedida pela Cooperativa da Beira.

Mais tarde, em 1991, associou-se a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Rosais, em 2000 associou-se a Finisterra - Cooperativa de Lacticínios do Topo e, por último, em 2007, foi estabelecido um acordo comercial com a Cooperativa dos Lourais.

Ainda durante o ano de 1986, foi dado um passo fundamental na produção dos nossos queijos, com a criação da Região Demarcada do Queijo São Jorge e a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) atribuído à marca Queijo São Jorge. Em Novembro de 1991, foi atribuído o estatuto de Entidade Certificadora à Confraria do Queijo São Jorge.

As actuais instalações, no Lugar da Beira, em Canadinha Nova, na freguesia de Velas, permitem um controlo constante e extremamente rigoroso dos produtos produzidos com o auxílio dos dois modernos laboratórios que as suportam.

Actualmente, a UNIQUEIJO agrupa quatro cooperativas: Finisterra, Lourais, Beira e Norte Pequeno, sendo que esta funciona como posto de receção.

A UNIQUEIJO dedica-se à produção, armazenagem, cura e embalamento do tradicional e muito apreciado Queijo São Jorge DOP, sempre com o seu objectivo em mente: produzir queijos de elevada qualidade.

Nem todos os produtos têm certificação Halal. Para saber que produtos têm certificação Halal, clique aqui.

Marcas

Marcas Cooperativa Uniqueijo

Certificações

Todos os nossos produtos resultam de um trabalho contínuo e de um compromisso total com aquilo que fazemos, envolvendo inúmeras pessoas desde a produção até à sua comercialização.

Apcer Iso 22000
Apcer Iso 90001
IFS
Marca Açores
Food Safety system
Biosfera Açores