início > Cooperativas > Uniqueijo

curiosidades

Leite frio ajuda a diminuir as dores de estômago.

prémios

  • Concurso Queijos de Portugal 2014 | Melhor Queijo 2014 | Categoria: FLAMENGO

    ver mais
  • Concurso Queijos de Portugal 2014 | Melhor Queijo 2014 | Categoria: ILHA

    ver mais
  • Concurso Queijos de Portugal 2014 | Melhor Queijo 2014 | Categoria: NOVOS SABORES

    ver mais

Uniqueijo

A União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL - UNIQUEIJO, foi criada em 1986, com sede administrativa e logística num pequeno escritório na Rua Jardim da República, freguesia de Velas, contando seis cooperativas de produção de queijos tradicionais - processo de cura do queijo ainda era realizado numa câmara de frio, cedida esta pela Cooperativa da Beira.

1. A Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Norte Pequeno,
2. A Cooperativa Agrícola do Norte Grande (actualmente posto leite)
3. A Cooperativa Agrícola de Leitaria de Santo António,
4. A Cooperativa de Leitaria da Beira,
5. A Cooperativa Agrícola de Santo Amaro CRL
6. A Cooperativa Leitaria de Manadas SA.

Mais tarde associou-se a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Rosais em 1991, a Finisterra - Cooperativa de Lacticínios do Topo em 2000 e, por último, em 2007, foi estabelecido um acordo comercial com a Cooperativa dos Lourais.

Ainda durante o ano de 1986, foi dado um passo fundamental na produção dos nossos queijos, com a criação da Região Demarcada do Queijo São Jorge e a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) atribuído à marca Queijo São Jorge. E em Novembro de 1991, foi atribuído o estatuto de Entidade Certificadora e concedido à Confraria do Queijo São Jorge.

As actuais instalações, no Lugar da Beira, em Canadinha Nova, na freguesia de Velas, permitem um controlo constante e extremamente rigoroso dos produtos produzidos com o auxílio dos dois modernos laboratórios que as suportam.

Actualmente, a Uniqueijo agrupa oito cooperativas e dedica-se, exclusivamente, à armazenagem, cura e embalamento do tradicional e muito apreciado Queijo São Jorge. Tendo lançado recentemente dois novos artigos o Queijo São Jorge DOP Ralado e o Queijo São Jorge DOP com sete meses de cura.

A continuação da produção de queijos de elevada qualidade, apresenta-se uma vez mais como o objectivo primordial da Uniqueijo, através dos mais rigorosos paramentos de controle alimentar. Aliando as mais modernas tecnologias e métodos de fabrico à criação de um produto de cariz artesanal, para que a tradição dos nossos queijos, que já remonta ao século XV e ao início do povoamento da ilha, seja apreciada no seu esplendor à mesa dos nossos clientes.